Cidades cearenses podem deixar de receber recursos de emendas por pendências que detalham uso do dinheiro
Publicada
às
Nove municípios cearenses podem deixar de receber, em 2025, recursos de emendas em razão de não possuírem plano de trabalho para a execução de quase R$ 9 milhões oriudos das chamadas “emendas PIX” de 2024. A informação é da jornalista Ingrid Campos, do Diário do Nordeste.
Até o dia 24 de fevereiro, Baixio, Morada Nova, Araripe, Santa Quitéria, Milagres, Aracoiaba, Penaforte, Maracanaú e Palmácia ainda não haviam apresentado o plano de trabalho. Caso não resolvam a pendência dentro do prazo estabelecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), os municípios podem não receber parte dos recursos previstos para 2025 e até serem responsabilidade por omissão pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
O plano de trabalho contém o detalhamento do gasto, sua justificativa, os cronogramas físico e financeiro, entre outras informações, sendo uma condição prévia para a utilização dos recursos.
Para 2025, é previsto o envio de mais de R$ 1 bilhão em emendas individuais e de bancada a municípios cearenses ou a programas executados pelas prefeituras.