Agora Vale Jaguaribe

Busca

Após Pé-de-Meia, CE recebeu 6 mil novos alunos no ensino médio na rede pública, revela Censo Escolar

Publicada

às

As escolas da rede pública (estadual e federal) que ofertam Ensino Médio no Ceará tiveram, juntas, um incremento de 6.171 matrículas em 2024, em relação ao ano anterior. Essa expansão de alunos é constatada por dados do Censo Escolar 2024, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com atraso (pois geralmente são disponibilizados até fevereiro), nesta quarta-feira (9). 

Com isso, a rede pública do Ceará foi a 6º no Brasil com maior acréscimo de estudantes no Ensino Médio no primeiro ano de vigência do Programa Pé-de-Meia, uma espécie de poupança estudantil destinada a alunos pobres justamente nesta etapa de ensino para tentar reduzir a evasão e o abandono escolar.

O Censo Escolar é a principal pesquisa estatística da educação básica brasileira e é realizado anualmente. Essa foi a primeira divulgação dos dados na qual foi possível tentar vislumbrar o efeito do Pé-de-Meia, programa do Governo Federal que entrou em vigor em janeiro de 2024.

A iniciativa que garante um apoio financeiro aos estudantes do Ensino Médio é uma das principais bandeiras do MEC, pasta comandada por Camilo Santana (PT), e do Governo Federal de modo geral, que defende usá-lo como forma de redução das desigualdades sociais entre os jovens e incentivo para a permanência dos mesmos nas escolas nesta etapa de maior vulnerabilidade ao abandono e à evasão.