Agora Vale Jaguaribe

Busca

Anatel se opõe à construção da usina de dessalinização na Praia do Futuro

Publicada

às

undefined

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) emitiu um novo parecer contrário à construção da usina de dessalinização na Praia do Futuro, em Fortaleza. O novo parecer considera as alterações feitas no projeto pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Porém, mesmo com as alterações, a Anatel entende que as obras “podem provocar perturbações do leito marinho com reflexos na área atualmente ocupada por cabos de telecomunicações“, avalia.

“Decide por reiterar a oposição à obra de construção da usina nos termos do atual projeto, e a recomendação de alteração de projeto de construção para outro local dentre aquelas opções avaliadas como possíveis à época do Edital”, informa a Anatel em um trecho do documento.

O veto da Anatel respalda a posição do deputado federal, Danilo Forte (União Brasil), de construir a usina em outro local. E também representa uma derrota para a direção da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), que promoveu forte lobby para erguer a usina dessalinizadora na Praia do Futuro, mesmo com riscos anunciados de um apagão da internet em toda América do Sul.

A Praia do Futuro possui, atualmente, 17 cabos de submarinos que fornecem internet são responsáveis por 99% do tráfego de dados internacional e pela conectividade global do país.

Com investimentos inicial previsto em R$ 526 milhões, o planejamento da usina iniciou em 2017. A expectativa é que a obra fosse liberada em outubro deste ano, para ser iniciada no primeiro semestre do próximo ano.