Agora Vale Jaguaribe

Busca

Todos os 184 municípios do Ceará já receberam vacina contra Covid-19, diz Governo

Publicada

às

undefined

O Governo do Estado do Ceará informou oficialmente que todos os 184 municípios do Ceará já receberam o carregamento com as primeiras doses da vacina Coronavac, que age como imunizante ao Covid-19. O Governo destacou que concluiu o repasse dos lotes recebidos com o auxílio de uma operação logística da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) e que neste primeiro momento apenas profissionais da saúde serão imunizados.

As doses da vacina Coronavac chegaram no Ceará no fim da tarde da última segunda-feira (18), vindas de São Paulo. O vôo estava previsto para chegar ao estado no início da tarde, mas houve um atraso nas escalas do vôo que era realizado por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). De acordo com o Governo do Estado, 218 mil doses foram distribuídas de forma proporcional, entre a Capital e os demais 183 municípios.

A operação de distribuição do carregamento com as doses durou menos de 24 horas. “s envios seguiram um elaborado plano de logística do Governo do Ceará, com lotes distribuídos na Capital e as 20 cidades polo (Caucaia; Maracanaú; Baturité; Itapipoca; Aracati; Russas; Limoeiro do Norte; Sobral; Tianguá; Acaraú; Camocim; Crateús; Tauá; Quixadá; Canindé; Crato; Juazeiro do Norte; Brejo Santo; Iguatu; Icó) que correspondem às Áreas Descentralizadas de Saúde, de onde o material foi repassado aos demais municípios de todo o Ceará”, disse o Governo em nota.

Apesar do primeiro grupo prioritário do plano de imunização estabelecido pelo Ministério da Saúde prevê que sejam vacinados idosos acima de 60 anos, os que vivem em ambientes institucionalizados e povos indígenas, apenas os profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate a pandemia, estão sendo priorizados com a aplicação das primeiras doses. “O restante do público-alvo da Fase 1 do Plano de Imunização será vacinado de acordo com a chegada de outros lotes, que deve ocorrer nas próximas semanas”, disse o Governo do Estado.

Para continuar com a campanha de vacinação, o Governador Camilo Santana espera receber novos lotes o quanto antes. “Já há um cronograma e uma expectativa de receber mais doses ainda nessa semana do Ministério da Saúde. Vamos continuar essa luta para que a gente possa ter o mais rápido possível o maior número de vacinas necessárias para imunizar a população cearense”, ressaltou.

Por orientação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, as secretarias estaduais não estão repassando todas as doses da vacina previstas para cada município, ficando de posse com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Até agora, os municípios cearenses já recebeu 76.700 doses, destinados aos profissionais de saúde da linha de frente mais crítica de exposição ao coronavírus, e 3.600 foram distribuídas aos idosos em casas de repouso.

No Interior, o primeiro município a aplicar a vacina foi Sobral, na Região Norte. A escolhida foi a agente de saúde Ana Maria do Nascimento, 64 anos. A segunda cidade foi Barbalha, no Cariri. A contemplada foi Maria Francineide de Brito, técnica de enfermagem. Sobral recebeu 2.251 doses e Barbalha 845. Para garantir a chegada do material em cada município cearense sem problemas e que a vacinação ocorra, a Polícia Militar está dando o apoio na logística montada pelo Governo do Ceará, com aproximadamente 200 policiais militares.