Agora Vale Jaguaribe

Busca

PF cumpre mandados de busca e apreensão em operação que investiga venda de sentenças judiciais no CE

Publicada

às

undefined

 

A Polícia cumpriu na manhã desta quarta-feira (10), seis mandados de busca e apreensão, sendo dois em Fortaleza e quatro em Juazeiro do Norte, na Região do Cariri do Ceará. A Operação 'Expresso 150' investiga a venda de liminares nos plantões do Tribunal de Justiça do Ceará

Segundo a Polícia Federal as investigações são decorrentes da 5ª fase da Operação Expresso 150. Os mandados expedidos pelo Ministro Herman Benjamin do STJ foram cumpridos em residências, escritórios de advocacia e empresa.

A 'Expresso 150' investiga desembargadores, juízes, advogados e criminosos que são suspeitos de participarem do esquema criminoso. A primeira fase da Operação foi deflagrada em 2015.

 

Negociação pelo WhatsApp

 

A PF identificou que os advogados e desembargadores investigados por envolvimento no esquema de compra de setenças negociavam habeas corpus através do aplicativo WhatsApp. De acordo com a PF, os advogados criaram grupos de mensagens para ofertar as decisões judiciais.

O esquema foi detectado em julho de 2013, duranteinvestigação de combate ao tráfico de drogas no Ceará pela Polícia Federale admitido pelo então presidente do TJCE em 14 de abril de 2014, Luiz Grardo Pontes. Durante os plantões foi detectada grande movimentação de advogados e pedidos - e concessões - de habeas corpus que beneficiavam traficantes.