Agora Vale Jaguaribe

Busca

Novos vice-procurador-geral de Justiça e vice-corregedor-geral do MPCE tomam posse em sessão solene nesta segunda, 15

Publicada

às

undefined

O Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) realizou, na manhã desta segunda-feira, 15, a 2ª sessão solene destinada a dar posse e exercício aos procuradores de Justiça Francisco Lucídio de Queiroz Júnior e Luiz Alcântara Costa Andrade nos cargos de vice-procurador-geral de Justiça e vice-corregedor-geral do MPCE, respectivamente. O evento, presidido pelo procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, foi realizado no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça e transmitido pelo Youtube do MPCE. 

Ao ser empossado como vice-procurador-geral de Justiça, Lucídio Queiroz agradeceu a confiança do PGJ ao escolhê-lo para ocupar o cargo e afirmou que irá fazer o melhor à frente da função. Dirigindo-se a plateia, onde estavam familiares e amigos, ele reforçou o compromisso do MPCE com a sociedade. “A cada um de vocês, meus amigos, saibam primeiro, que nós do Ministério Público estamos sempre prontos para atendê-los e para procurar ajudá-los numa solução. Nós estamos aqui para servir a população cearense e fazemos isso com muita honra”, afirmou. 

O procurador de Justiça Luiz Alcântara, empossado como vice-corregedor-geral, destacou o propósito de aproximar o MP da sociedade e dos mais carentes. “Nós precisamos de um MP que tenha especial atenção às políticas públicas. E nessa condição me senti mais uma vez fortalecido para tentar passar efetivamente para todos os colegas integrantes do Ministério Público, especialmente aqueles recém-ingressos, que ainda estão no processo de avaliação, que nós devemos nos reencontrar com a Constituição, nós devemos abraçar novamente a função essencial de defesa da ordem jurídica do regime democrático. Procurarei dar o meu melhor para orientar, para estimular para esse reencontro e somente nas últimas instâncias é que vislumbraremos uma Corregedoria que venha a atuar na correção de rumos de forma mais enérgicas. Todos são imbuídos do melhor propósito e a sociedade nos aguarda para defender os seus direitos”, reforçou. 

O procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, parabenizou os empossados e ressaltou a escolha do procurador de Justiça Lucídio Queiroz para ser vice-pgj. “Temos o mesmo desejo de fazer do Ministério Público do Ceará uma instituição cada vez mais atuante e forte no combate às desigualdades sociais, na prevenção e combate da violência em todas as suas formas, na vigilância da aplicação dos recursos públicos, no combate ao crime, na garantia dos direitos humanos e na construção de um mundo mais acolhedor e mais pacífico. Temos o mesmo desejo de um Ministério Público mais inclusivo e acessível e de transformar, através da nossa atuação, a vida das pessoas que mais precisam do MP, principalmente aquelas mais marginalizadas”, declarou. 

O PGJ também elogiou o currículo e a vasta experiência institucional do procurador de Justiça Luiz Alcântara, escolhido pela corregedora-geral Maria Neves Feitosa. “Estamos confiantes, doutor Luiz Alcântara, que vossa excelência, juntamente com a corregedora, doutora Neves Feitosa Campos, e sua competente equipe, desempenharão um excelente trabalho à frente da nossa Corregedoria. Desejo e acredito que a nossa Corregedoria terá plena condição de ampliar e qualificar ainda mais a atuação do Ministério Público no cumprimento de sua missão constitucional”, concluiu. 

Além do procurador-geral de Justiça, compuseram a mesa solene a corregedora-geral do MPCE, Maria Neves Feitosa; a ouvidora-geral do MPCE, Loraine Jacob Molina; a chefe de gabinete do PGJ, promotora de Justiça Daniele Carneiro; a secretária-geral do MPCE, promotora de Justiça Juliana Cronemberger; o coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), promotor de Justiça Manuel Pinheiro; a secretária dos Órgãos Colegiados, promotora de Justiça Liduína Martins; e o presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), promotor de Justiça Hebert Gonçalves. 

Também estiveram presentes a secretária dos Direitos Humanos do Estado do Ceará, Socorro França, representando o governador Elmano Freitas; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7), desembargador Durval Maia; o procurador-geral executivo assistente do Estado do Ceará, Iuri Chagas De Carvalho, representando o procurador-geral Rafael Machado Moraes; o procurador-geral do Município de Fortaleza, Fernando Oliveira, representando o prefeito de Fortaleza, José Sarto; as desembargadoras do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), Vanja Fontenele Pontes e Ângela Gondim; e o subdefensor Público Geral do Estado do Ceará, Leandro Bessa, representando a Defensora Pública Geral Sâmia Farias. 

Durante a solenidade, o procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, prestou homenagem, com um buquê de flores, à procuradora de Justiça Lúcia Maria Bezerra Gurgel, recém-aposentada.