Agora Vale Jaguaribe

Busca

Brasil no G20: país fica atrás no quesito segurança

Publicada

às

undefined

O Brasil, atualmente à frente do G20, grupo formado pelas principais economias do mundo, encontra-se em uma posição delicada em termos de segurança pública, ficando atrás de grande parte dos países membros e convidados, conforme revela um estudo da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro). Por outro lado, o país mostra-se promissor no âmbito da transição energética, destacando-se entre os líderes.

A análise feita pela Firjan coloca o Brasil em uma situação preocupante, na 25ª posição entre 27 nações avaliadas em segurança pública. Este resultado reflete dados alarmantes como a taxa de homicídios e a percepção de segurança pela população. Com apenas 48% dos brasileiros se sentindo seguros à noite e uma taxa de 22,38 homicídios por 100 mil habitantes, o país atinge somente 34% das metas de segurança estipuladas pela ONU.

Segundo o gerente de Infraestrutura da Firjan, Isaque Ouverney, a importância de abordar tanto a criminalidade objetiva quanto a sensação subjetiva de segurança. Ressalta-se a necessidade de uma abordagem integrada para melhorar esses índices, envolvendo todas as esferas de governo e ações de conscientização da população.